A TECPARQUES – Associação Portuguesa de Parques de Ciência representa e promove os Parques de ciência e Tecnologia nacionais. Trabalham em conjunto, para construir redes, potenciar sinergias, construir um caminho que começou com a visão dos seus Fundadores, uma visão que rima com ciência e inovação e que hoje, continua tão atual como então.

É uma associação sem fins lucrativos, que visa a promoção e valorização dos Parques de Ciência e Tecnologia procurando ser um agente ativo em evidência no panorama tecnológico e empresarial português.

A TecParques engloba também como objectivo a modernização do tecido empresarial pela via da inovação de base tecnológica e da transferência de conhecimento. Assume-se como impulsionador da ciência e tecnologia em Portugal fomentando sinergias entre as instituições de I&D e a industria, contribuindo ativamente para a notoriedade dos seus associados como agentes da difusão tecnológica atuando a vários níveis de apoio.

A TecParques centra a sua atenção em especial no circulo relacional nos Parques de ciência e tecnologia tanto a nível nacional como internacional para tal, fomenta a interacção não só entre diversos parques, e entre estes, e as organizações externas, mas também entre as empresas neles incubadas e outras instituições.

Para além da dinâmica relacional através da TecParques são ainda encetadas acções que contribuem para a dinamização dos seus associados quer a um nível mais abrangente recorrendo à organização de eventos, acções de formação e animação, quer sobre a perspetiva mais especifica através de promoção, divulgação e apoio direto aos seus associados.

A TecParques conta actualmente com associados:


BIOCANT,
AZORES Parque,
CRIA-U.ALG,
IPARQUE,
IPN,
LISPOLIS,
MADAN
PARQUE,
NONAGON,
PARKURBIS,
PCI-Creative Park,
PACT,
PORTUSPARK,
TAGUSPARK,
TAGUSVALLEY E
TECMAIA.