Organizações relacionadas com o Alojamento Local e Hotelaria

TP – Integrado no Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional.​​​​​​​​​​​​​​​​​
Responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agrega nu​ma única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura.
Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em reforçar o turismo como um dos principais motores de crescimento da economia portuguesa.

Região Turismo da Região de Lisboa

Região de Turismo do Algarve

Região Turismo do Alentejo e do Ribatejo, E.R.T

Região Turismo dos Açores

Região Turismo do Centro de Portugal

Região Turismo do Porto e Norte de Portugal

Região Turismo e Cultura da Madeira

AHRESP-Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. Para além do setor da Restauração e Bebidas, a Associação passa a representar também o setor do Alojamento, nomeadamente, ao nível da Hotelaria, do Turismo em Espaço Rural, dos Empreendimentos do Turismo de Habitação e do Alojamento Local.

ALEP- Associação do Alojamento Local em Portugal é uma entidade sem fins lucrativos e a única associação de âmbito nacional exclusivamente dedicada ao alojamento local, que promovemos como uma alternativa inovadora e credível de acomodação junto do nosso público alvo, meios de comunicação e mercado em geral.

CTP – Confederação do Turismo de Portugal é o organismo de cúpula do associativismo empresarial do Turismo, tendo adquirido personalidade jurídica em 1995, aglutinando a totalidade das associações empresariais da actividade turística.

APAVT-foi fundada em 30 de Maio de 1950 por um conjunto de Agentes de Viagens que consideraram que, sob a forma de Associação, poderiam em conjunto melhor defender os direitos e interesses do seu sector de actividade. Ao longo dos últimos sessenta e sete anos a Associação tem tido um papel fundamental no desenvolvimento do turismo nacional.

AHP é uma associação centenária que centra a sua ação no negócio e futuro dos seus associados, orientada para a inovação, o conhecimento e o mercado. A hotelaria representa o que de melhor se faz em Portugal, pela sua inovação, pela sua classe, pelo serviço de excelência dos seus profissionais, mas também pela representatividade que tem hoje no contributo para a economia nacional.

AICEP – A aicep Portugal Global, E.P.E., Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, é uma entidade pública de natureza empresarial vocacionada para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo que contribua para a globalização da economia portuguesa.

APECATE- A sua actuação centra-se na representação de sectores de relevância na Indústria Criativa e no Turismo, onde se incluem empresas que concebem, desenvolvem e realizam produtos e serviços inovadores e de grande interesse estratégico para a economia Portuguesa.

APDC– Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações – assume-se como plataforma de debate e reflexão de todos os temas decisivos e mobilizadores da transformação para o digital.